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Design, engenharia, testes e serviços de homologação para o setor automotivo internacional.
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Investigação de acidentes

INTRODUÇÃO
A investigação e a análise de acidentes e incidentes laborais constitui uma parte essencial da gestão da saúde e da segurança. As investigações em matéria de saúde e segurança proporcionam a uma organização um conhecimento mais profundo dos riscos associados às suas atividades laborais. A adoção de medidas de controlo dos riscos bem pensadas, combinadas com uma supervisão e monitorização adequadas e uma gestão eficaz (isto é, um sistema de gestão dos riscos), permitirá garantir que as atividades da organização são seguras. As investigações em matéria de saúde e segurança são ferramentas importantes para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de um sistema de gestão dos riscos.
A NOSSA SOLUÇÃO
O serviço de investigação de acidentes da Applus+ está estruturado à volta das seguintes atividades:
 
Recolha de informação, que deverá:
 
  • Ser realizada com rapidez.
  • Ser estruturada, estabelecer claramente o que se sabe e o que se desconhece e incluir um registo do processo de investigação.
 
Análise, que deverá:
 
  • Ser objetiva e imparcial.
  • Identificar a cadeia de acontecimentos e as condições que conduziram ao acontecimento adverso.
  • Identificar as causas imediatas.
  • Identificar as causas subjacentes, isto é, as ações passadas que permitiram ou provocaram que as condições ou práticas inseguras não tenham sido detetadas.
  • Identificar as causas originárias, isto é, a organização e a gestão da saúde e da segurança (supervisão, controlo, formação, recursos atribuídos à saúde e à segurança, etc.).
 
Atividades relacionadas com as medidas de controlo de riscos, que irão incluir:
 
  • Comparar as medidas de controlo de riscos não implantadas, inadequadas ou não adotadas.
  • Comparar as condições e práticas existentes com as que são exigidas pela legislação, códigos de práticas e diretrizes em vigor.
  • Identificar medidas adicionais necessárias para tratar as causas originárias, imediatas e subjacentes do acontecimento adverso.
  • Formular recomendações úteis sobre medidas que possam ser adotadas.
 
Atividades relativas ao plano de atuação e à sua implementação, que irão incluir:
 
  • Elaborar um plano de atuação com objetivos específicos, mensuráveis, consensuais, realistas e escalonáveis no tempo.
  • Garantir que o plano de atuação não se ocupa apenas das causas imediatas e subjacentes, mas também das causas originárias.
  • Incluir no plano as lições aprendidas que possam ser aplicadas para prevenir outros acontecimentos adversos.
  • Partilhar impressões com todas as partes implicadas para garantir que as conclusões da investigação e as recomendações sejam corretas, abordem os problemas e sejam realistas.
  • Dar informações dos resultados da investigação e do plano de atuação a todos aqueles que devam conhecê-las.
  • Incluir no plano as medidas necessárias para a sua implementação e para seja realizado um acompanhamento dos progressos.
 
DIRIGIDO A
A urgência de uma investigação dependerá da magnitude do risco em questão e da premência que este tenha (por exemplo, um acidente grave aquando de uma tarefa quotidiana deverá ser investigado imediatamente).
 
Em geral, os acontecimentos adversos (incidentes e acidentes) devem ser investigados e analisados assim que possível. Não se trata simplesmente de uma boa prática, mas também de uma questão de senso comum: as memórias estão mais nítidas e a motivação é maior logo após um acontecimento com estas características.
 
 
 
 
VANTAGENS E BENEFÍCIOS
Entre as vantagens das investigações de acidentes, incluem-se as seguintes:
 
  • Permitem evitar outros acontecimentos adversos semelhantes. Se acontecer um acidente grave, as autoridades reguladoras irão adotar uma linha de ação firme, se a empresa em questão tiver ignorado advertências anteriores.
  • Permitem evitar perdas económicas devido a transtornos na produção, interrupções, perda de encomendas e devido aos custos dos processos judiciais penais e civis.
  • Aumentam a moral dos funcionários e melhoram a atitude destes relativamente à saúde e segurança.
  • Fomentam uma maior cooperação dos funcionários na adoção de novas precauções de segurança, se estes tiverem participado nas decisões e virem que os problemas foram abordados.
  • Permitem desenvolver competências de gestão que podem ser aplicadas facilmente em outras áreas da organização.
 
 
 
 
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